O episódio dos discípulos de Emaús que neste tempo pascal nos é apresentado na liturgia , nos presentifica aquele comportamento espiritual que aqueceu o coração dos desanimados discípulos, que não tendo compreendido que o Crucificado ressuscitara, eles voltavam para casa com o coração ardendo. O coração ardia quando Jesus falava com eles e eles somente o reconheceram na partilha do Pão e do Vinho, a celebração da Ceia Eucarística, quando Ele aceitou passar aquela noite com eles.
Muitos de nós somos, como Jesus chamou, os discípulos de Emaús: "sem inteligência", "lentos para crer" no que os profetas anunciaram.
Jesus continua caminhando conosco e nós não O reconhecemos. Devemos experimentar o Cristo Morto e Ressuscitado que caminha conosco, que está no nosso meio, que fala conosco e nós não queremos compreender perfeitamente.
Somos convidados a superar a tristeza, as decepções da vida para enxergar que Jesus caminha conosco e nos ama. A grande mensagem deste texto bíblico é que nosso coração deve arder quando participamos da celebração da Santíssima Eucaristia. Uma celebração que deve ser vivida. Devemos ser sacrários vivos para nossos irmãos. Reconhecendo o Senhor que caminha conosco e percebendo a força de sua presença que salva, dá vida e nos impulsiona, vamos dar testemunho que Cristo Ressuscitou verdadeiramente, Aleluia!
Anunciemos, pois, que Jesus ressuscitou e na fração do Pão Eucarístico, quando o vemos e adoramos, vamos convidar os que ainda não sentiram seu coração arder para que venham ao encontro do Cristo Ressuscitado.
Saudações em Cristo Ressuscitado, Rosani
Igreja de Santa Bárbara, 08.05.2014.