Relembrando a história de nosso padroeiro.
Jorge nasceu na antiga Capadócia (atual região da Turquia). Quando jovem, seu pai faleceu e acabou indo com sua mãe para a região da Palestina. Lá, por ser bom cavaleiro, corajoso e de personalidade forte, foi instituído Conde pelo Imperador Diocleciano.
Após a morte de sua mãe, Jorge passou a morar na Corte Imperial e exercer altas funções.
Antes de continuarmos, deve-se mencionar que os pais de Jorge eram cristãos, que muito cuidaram para que ele fosse bem educado e instruído nos moldes da religião cristã. Fato que levou Jorge a crer em Jesus Cristo fielmente.
Até então, a vida de Jorge era tranquila. Contudo, o Imperador Diocleciano, para quem ele trabalhava, começou, de livre e espontânea vontade, a torturar e dizimar os cristãos.
Jorge, ciente das atrocidades que Diocleciano realizava com os cristãos, se revoltou com o Imperador e o questionou perante todos aqueles que faziam parte do Conselho do Senado.
Mais do que isso, Jorge distribuiu toda sua riqueza com os cristãos, causando a ira do Imperador.
Todos esses fatos fizeram com que o Imperador torturasse, diariamente, Jorge, tentando fazê-lo desistir de sua fé. Após cada tortura, ele era levado ao Imperador, que lhe questionava se renegaria a Jesus. Porém, Jorge jamais teve sua fé abalada e, sempre, manteve intacta sua devoção a Jesus Cristo. Inclusive, disse ele para o Imperador, em uma oportunidade: “A verdade é meu Senhor Jesus Cristo, a quem vós perseguis”; “Sou servo de meu redentor Jesus Cristo, e nele confiado me pus no meio de vós para dar testemunho da verdade.”.
A grande verdade é que a resistência de Jorge serviu de inspiração para grande parte da população. Diversas pessoas passaram a louvar a Jesus Cristo, o que deixava Diocleciano cada vez mais espantado com a situação.
Dessa forma, o Imperador, vendo que não iria conseguir êxito em seu plano, mandou degolar Jorge.
Jorge, ciente dos milagres que fez e da fé que propagou, ajoelhou com alegria e foi degolado, entregando sua alma aos anjos em 23 de abril de 303.
Muito além, a morte de Jorge só serviu para aumentar a devoção a ele e a fé em Jesus Cristo.
A história de São Jorge, sobretudo, a forma com que ele aguentou todas as torturas, serviu de base para a criação de sua oração.
São Jorge é exemplo de como devemos nos portar diante das dificuldades. Com coragem, determinação, força de vontade. Que São Jorge, interceda, sempre por nós junto ao Senhor.
Um abraço,
Rosani
A seguir alguma fotos da celebração realizada pelo nosso Pe.Sérgio Simões. Agradecemos a todos que se fizeram presentes, neste grande momento de louvor a Deus.